Gostaria de passar uma noite num moinho de vento? Na pequena cidade de Cley (North Norfolk), pode fazer exactamente isso. O moinho de vento de Cley tem um lugar na lista dos hotéis mais extraordinários de Inglaterra. “O moinho de vento está situado num local muito cénico e tem sido objecto de muitos documentários e longas-metragens.
O hotel de hoje encontra-se no edifício do antigo moinho de vento, que foi construído no início do século XVIII. A estrutura de engenharia resistiu ao teste do tempo, incêndios sobreviventes, inundações e outras catástrofes. O último proprietário do moinho faleceu em 1919, após o que a estrutura foi abandonada durante vários anos.
Foi a empreendedora Sarah Wilson que insuflou vida à velha estrutura. A mulher viu um grande potencial no antigo edifício e decidiu usar a arquitectura texturizada para criar algo mais perfeito. E assim nasceu o Hotel Cley Windmill.
Lembra-se de termos dito que o bairro do moinho de vento era famoso entre os cineastas? Bem, em 1949 foi o local das filmagens de The Conspirator, o filme que trouxe fama internacional a Elizabeth Taylor.
Sarah Wilson empregou arquitectos e engenheiros brilhantes para trabalharem no hotel. Ela queria manter as lâminas e mós do moinho na sua forma original, mas também criar uma casa de hóspedes extraordinária.
O interior do hotel não é diferente da cobertura impressionante. Os quartos acolhedores não se encontram apenas no próprio moinho – os estábulos e a casa do pombal com um layout de 1713 também estão prontos para receber hóspedes. O moinho teve de ser reconstruído, pelo que cada andar tem um desenho e um encanto únicos:
Os hóspedes têm a oportunidade de subir ao último andar para ver o velho mecanismo do moinho em acção. É uma visão impressionante de se ver!